Plano de Estudo – Exame 12º Matemática

Se te sentes um pouco perdido cá está uma lista de assuntos a rever. Faz download do ficheiro (word) e vê se já sabes tudo.

Bom trabalho!

Download plano de estudos

 

7 respostas

  1. Professora Anabela Matoso,

    Parabéns pelo seu site! O site está muito bem organizado e concilia a apresentação de uma boa série de elementos de trabalho com um útil formato de blog.

    Gostaria de lhe colocar umas questões sobre o Exame de Matemática do 12º. Qual é a diferença entre as provas 435 e 635? Os alunos que vão fazer a prova 435 estudaram matérias diferentes dos que vão realizar a 635? Quem pretende seguir o curso de Medicina, ou de Engenharia ou Economia, deverá submeter-se à 435 ou à 635?

    Tentei obter uma resposta a estas perguntas consultando o site do Ministério, mas não consegui perceber nada!

    Obrigado pela sua atenção e bom trabalho de preparação dos seus alunos para as provas nacionais.

  2. Obrigada pelo simpático comentário!
    Relativamente aos exames, infelizmente não posso adiantar muita coisa. Há pequenas diferenças a nível da abordagem de alguns conteúdos, a distribuição binomial é agora obrigatória e antes era facultativa mas penso que os exames serão muito parecidos senão mesmo idênticos (?).Quanto à última questão penso que qualquer aluno que queira seguir qualquer um desses cursos poderá optar (já o deve ter feito aquando da inscrição) por qualquer um dos exames.
    Sei que não adiantei grande coisa mas pelas conversas que mantenho com outros professores a situação é esta.

  3. parabéns pelo site!
    gostaria de saber a sua opiniao em relaçao a pergunta 7 do exame nacional de 12ºano! acho k a pergunta esta mal formulada! e ja estive a ler o comentario da apm…. dá mesmo k pensar… a pergunta pede para o aluno utilizar as capacidades da maquina e afinal tínhamos de fazer bastantes cálculos! acho isto muito mal, o exame era enorme e os alunos nem tinham tempo p pensar…. desculpe o desabafo… era apenas p saber a sua opiniao… obrigado

  4. Obrigada.
    Quanto ao exame acho de facto que era um pouco mais extenso que o habitual.A questão 7 pode ser resolvida com muitos cálculos ou aplicando conhecimentos sobre transformações de funções que é uma resolução muito mais apoiada nas capacidades gráficas da calculadora. Terá sido essa a intenção? Concordo que confundia um pouco devido à possibilidade de se resolver sem recorrer a qualquer gráfico. Ainda não analisei os critérios por isso não sei qual o objectivo.
    Mais uma vez obrigada pelo seu comentário e pode desabafar… quando quiser.

  5. Boa tarde
    eu realizei o exame de matematica na passada terça-feira e sou obrigada a dizer que quem fez o exame nao o resolveu da maneira adequada visto que toda a gente se queixou de que era muito extenso. eu tive duas horas a escrever sem parar e devido a falta de tempo quando cheguei à 7ª pergunta nao tinha tempo e por isso resolvi mal a questao. por estas e outras razoes muitas pessoas ficaram incapacitadas de aceder ao que queriam e muitas de passar mesmo de ano. Sou da opiniao que deveriam ser feitos modelos com alunos que nao sabem que materia vai sair e testados de modo a ver se o tempo estipulado é o correcto e se a prova se adequa ao tempo para o qual foi concebida.
    Peço desculpa pelo desabafo mas este exame tirou-me sinceramente do sério e pode-me ter estragado um ano de vida.
    Desde ja muito obrigado 🙂

  6. Ana, sinto muito que não te tenha corrido de maneira a alcançares os teus objectivos .Como já referi concordo que o exame era um pouco extenso mas repara que todos os alunos fizeram o mesmo exame por isso acho que sentiram todos a mesma dificuldade. Isso nivela um pouco as coisas, ou não? Não desanimes e continua a trabalhar porque isso compensa sempre.
    Espero que consigas o que desejas.
    Obrigada por participares.

Deixe um comentário